O Curso

O Curso de Geofísica da UFF tem duração de 5 anos, oferece 42 vagas anuais e a possibilidade de o aluno, já na graduação, contar com profissionais de destaque nacional e internacional na área de geologia e geofísica. Tem por objetivo formar profissionais capacitados a atuar nas áreas de atuação da Geofísica, desde exploração de bens minerais em geral (especialmente petróleo e águas subterrâneas), até a problemas relacionados ao meio ambiente (avaliação de riscos ambientais, contaminação do solo e subsolo, etc.), no continente e nos oceanos. Em todos os casos, as metodologias geofísicas assumem destacada importância tanto pela notória utilização de técnicas não-invasivas quanto pelas diferentes escalas de aquisição.

Histórico

O Curso de Graduação em Geofisica foi criado no ano de 2004 em função da demanda por profissionais nesta área que foi bastante aquecida principalmente pela recente descoberta de novos campos de óleo e gás, assim como pela abertura do mercado de exploração e explotação de bens minerais. No caso especifico da UFF, que está localizada no Estado do Rio de Janeiro, principal pólo produtor de petroleo do Brasil, e local onde a grande maioria das empresas voltadas para a área de exploração mineral estão assentadas, a criação do curso tornou-se conveniente já que o Departamento de Geologia da universidade possuía longo histórico de pesquisas na área de geologia e geofísica marinha.

O que é Geofísica?

A Geofísica é uma ciência que estuda a Terra indiretamente, a partir da medida de suas  propriedades físicas, sua distribuição e dos campos físicos naturais ou induzidos. A geofisica é a ferramenta fundamental na indústria do petróleo, monitoramentos ambientais, na construção civil e na pesquisa mineral e de águas subterrâneas. O Curso de Graduação em Geofísica visa a formar profissionais nesta área, privilegiando a sua formação prática, fortemente baseada em conhecimentos fundamentais de Geologia, Física, Matemática e Computação.

Perfil do Profissional

Qualidades importantes do profissional de Geofísica são a criatividade e o espírito de trabalho em equipe, além da disponibilidade para trabalhos de campo em terra e no mar. Uma boa base em geologia, matemática e física assim como habilidade com computadores, são um grande diferencial em seu desempenho acadêmico durante o curso e posteriormente em estágios e no mercado de trabalho.

De modo a incentivar a participação e inclusão do profissional no âmbito da Sociedade em que ele vive, atua e ajuda a construir, elege-se a criatividade como uma habilidade fundamental deste geofísico, alimentada na prática / exercício crítico da sua ciência em particular geradas no curso das suas inter-relações com outras áreas do conhecimento.

Mercado de Trabalho

O profissional em Geofísica é atualmente bastante requisitado em exploração e desenvolvimento na indústria do Petróleo, Mineração e Meio Ambiente atuando em campos que envolvem desde a aquisição e tratamento de dados geofísicos até a interpretação e integração de dados em equipes multidisciplinares. Qualidades importantes do profissional são a criatividade, e o espírito de trabalho em equipe, alem da disponibilidade para trabalhos de campo em terra e no mar. Outro ramo de atuação já consolidado, e que vem crescendo nos últimos anos, é a utilização de métodos geofísicos no diagnóstico ambiental e monitoramento de impactos, principalmente pelo fato de serem metodologias indiretas e pouco invasivas que preservam o objeto de estudo. Paralelamente, há um mercado importante também na área de pesquisa, tanto na Universidade quanto na indústria, principalmente do Petróleo.