Formatura

A Colação de Grau – Formatura – dos estudantes de cursos de graduação da UFF, sejam estes presenciais ou semipresenciais, é um ato acadêmico oficial e obrigatório. Ela ocorrerá em momento definido pela PROGRAD/DAE até o final do período subsequente ao da integralização curricular. Suas disposições gerais constam do Regulamento dos Cursos de Graduação em vigor (Resolução CEP nº001/2015).
O aluno que integraliza os créditos de seu curso deve colar grau, gratuitamente, na cerimônia de Colação de Grau, independente de ter ou não contratado serviços de apoio à solenidade.

“A imposição do Grau aos alunos dos Cursos de Graduação é ato oficial e obrigatório, realizado pelo Reitor ou por seu representante legal, efetivado na Colação de Grau.”

Para participar da formatura os prováveis formandos1 devem enviar para a secretaria, no prazo estipulado pela mesma:

1. Documento para atualização de registro de diploma.
  2. Cópia do documento de identidade expedido pelos Órgãos de Identificação Civil válidos (Não pode ser cópia da Carteira de Habilitação).
  3. Nomes, telefones e e-mails de três alunos os quais irão formar a comissão de formatura.
  • Somente poderá participar da formatura o aluno que tiver todos os créditos concluídos e todas as notas devidamente lançadas no IdUFF.
  • É de responsabilidade do aluno manter-se atento à sua inscrição e ao lançamento de notas e acompanhar através do sistema acadêmico o andamento do seu curso.
  • O andamento do curso pode ser conferido no sistema usando a ferramenta “Visualizar a Integralização do Currículo”.

A Comissão de Formatura

A Comissão de Formatura representa os interesses dos formandos e estabelece o contato com a PROGRAD para fins de agendamento e organização da cerimônia de colação de grau. Os alunos escolhidos para essa função serão responsáveis pelos detalhes da cerimônia e pelo agendamento da mesma.

Após término do período letivo a comissão de formatura deverá entrar em contato com a secretaria do curso e com a Prograd para informar qual tipo de colação de grau o grupo de formandos optou por fazer.

Tipos de Colação

Sem cerimonial: colação simplificada, com a presença dos representates legais da instituição e dos formandos, sem a utilização de becas e com um número de convidados limitado ao mínimo. Normalmente ocorre em uma sala apenas para a imposição do grau aos estudantes e para o recebimento do diploma.

Com cerimonial: colação completa, com a utilização de becas (NÃO SÃO FORNECIDAS PELA UFF), homenagem aos professores, discursos e todos os procedimentos da formatura. Normalemnte ocorre em um auditório/teatro e permite a presença de um número maior de convidados.

Para saber a data da colação

A data é agendada pelo DAE/PROGRAD, depois de realizada a conferência dos Históricos Escolares e demais documentos encaminhados pelas coordenações de curso correspondentes.

Sempre no início do mês a PROGRAD publica a tabela de formaturas que ocorrerão ao longo do mês.

A comissão de formatura e os formandos devem estar atentos à esta publicação para tomar ciência da data da sua colação de grau.

Detalhes da Cerimônia

A UFF oferece:

• local para a cerimônia (pré-determinado pela Universidade);
  • som.

Restrições

A UFF não permite os seguintes itens:

• Coquetel e bebidas nas dependências da Universidade (montagem de cenário no palco;
  • Uso de bolas, confetes, serpentinas, redes e quaisquer enfeites que descaracterizem a solenidade oficial;

1- São considerados prováveis formandos os alunos que tem condições de integralizar a carga horária do curso no semestre corrente.