Informes da Coordenação sobre a retomada das aulas

Sobre inscrição em disciplinas e ajustes

1. As atividades relacionadas ao desenvolvimento do 1o semestre letivo de 2020 em modo remoto – que envolve, dentre outros, o planejamento para a adequação da oferta de disciplinas e alteração em planos de estudos de estudantes - considerarão os registros já feitos no Sistema Acadêmico para 2020.1. Em outros termos, não serão “apagados” os registros de quadro de horários de 2020.1 e não voltaremos à etapa de inscrição online em disciplinas de 2020.1, da mesma forma que não há alterações na operacionalização das mais diversas situações no Sistema.

1. Assim como a proposta encaminhada ao conhecimento de todos, a versão aprovada dos Calendários contempla o período de ajustes - alteração de planos de estudos de estudantes, na forma como prevê o Regulamento dos Cursos de Graduação em vigor – a partir do início do semestre letivo, são duas semanas para a solicitação pelos estudantes e mais outras duas para o processamento das solicitações por Coordenações e Departamentos no Sistema. Tal como já acontecia anteriormente, isso permitirá a inclusão e exclusão de disciplinas nos planos de estudos dos estudantes, sem, contudo, prejuízo das adequações da oferta de disciplina realizadas antes do início do semestre;

1. Estamos conversando com os Departamentos de Ensino que oferecem disciplinas para Geofísica para verificar como será a oferta das mesma para 2020.1. Enviaremos notícias na medida em que forem sendo divulgadas.

Sobre o funcionamento das atividades remotas

1. As atividades remotas serão constituídas por atividades didáticas síncronas e assíncronas, realizadas por meio da utilização de ferramentas de tecnologias de informação e comunicação. As atividades didáticas síncronas deverão ser realizadas no horário da turma da disciplina, conforme registrado no Sistema Quadro de Horários, cabendo exceção aos casos combinados entre as partes e com anuência expressa dos estudantes e docentes envolvidos, e poderão ser gravadas em vídeo, áudio ou ter seu material disponibilizado aos estudantes inscritos na turma correspondente.

1. Os docentes responsáveis pelos componentes curriculares deverão: I - Disponibilizar o plano de ensino no ambiente virtual de aprendizagem até a segunda semana das aulas do formato remoto emergencial; II - Priorizar a realização de atividades assíncronas; III - Oferecer, preferencialmente, 70% da carga horária da disciplina em atividades assíncronas e 30% em atividades síncronas, podendo esta referência ser alterada conforme recomendações dos Colegiados de Curso.

Questões administrativas do curso

1. Permanecem vedados os cômputos de frequência nas disciplinas e os cancelamentos de matrícula por insuficiência de aproveitamento, por número de reprovações em uma disciplina, por abandono e por perda de prazo para integralização curricular, previstos pelo Regulamento dos Cursos de Graduação em vigor – Resolução CEP 001/2015, referentes aos semestres letivos de 2020, nos termos da Resolução CEPE nº156/2020. Ou seja, não haverá cobrança de presença nem jubilamento pelos motivos descritos.

1. Os semestres letivos de 2020 não serão considerados para fins de prazo máximo de integralização curricular, nos termos da Resolução CEPEx nº156/2020. Ou seja, não contarão para o limite máximo regulamentado de 15 semestres para término do curso.

1. Durante o período de vigência desta Instrução e em conformidade com os Calendários aprovados pela Decisão CEPEx nº 111/2020, fica autorizada a realização de solicitação de trancamento de matrícula e de cancelamento de disciplina (s) por estudantes até o quinto dia útil do mês anterior ao mês de término do semestre letivo regular (06 de novembro), sem prejuízo dos períodos de alteração de planos de estudos e de trancamento de matrícula fixados nos Calendários.

Alunos Concluintes

1. A Coordenação de Curso ou o Departamento de Ensino responsável pela oferta da disciplina poderá, ouvido o respectivo Colegiado, oferecer, em caráter excepcional, o exame de proficiência para aproveitamento de estudos por estudantes concluintes

Outros links para consulta:

Guia do Estudante

Decisão CEPEx nº 111/2020 sobre alteração do calendário